Grupos de Pesquisa

 

SER - LINGUAGEM E PENSAMENTO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA (Vinculado ao CNPq)

Este grupo, por meio das três linhas de pesquisa (Cartografia Escolar; Conteúdo e método do Ensino de Geografia; Teoria Histórico-cultural e Pedagogia Histórico-Crítica), tem como objetivo desenvolver pesquisas acerca das representações espaciais no âmbito da Educação Geográfica e dos temas e conceitos pertinentes ao Ensino de Geografia relacionados a ampliação do pensamento espacial. Com base na práxis, compreende a formação do ser social como fundamento nas práticas educativas e a formação de conceitos científicos. As pesquisas desenvolvidas por meio da parceria entre os pesquisadores apresentam como resultado referenciais teórico-metodológico sobre a ampliação do pensamento espacial em atividades de ensino envolvendo conceitos e representações espaciais e os elementos do ensino como categorias do método de análise da prática docente. Os resultados das pesquisas foram publicados em artigos e livros.

Coordenadora: Profa. Dra. Paula Juliasz

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CARTOGRAFIAS PLURAIS

Este grupo propõe uma discussão sobre Cartografias Plurais, particularmente aplicadas ao ensino e à formação continuada de professores de Geografia. Na atualidade, é necessária uma reflexão a respeito de novos desafios para a Cartografia, na medida que a sociedade anseia por justiça social, igualdade, respeito às diferenças – de raças, etnias, classes sociais, cultura, idade, gênero, opção sexual. As Cartografias Plurais são essencialmente inclusivas, acima de tudo inovadoras nos objetivos, nas técnicas, nas suas propostas e ações, no uso das tecnologias digitais e das novas formas de comunicação. São abordagens que promovem inclusão, mobilização, participação, valorização das dimensões históricas e culturais dos grupos sociais e de suas territorialidades. Sejam mapeadores ou usuários de mapas, todos e todas devem ser contemplados, por exemplo, os povos originários (cartografia indígena), as pessoas com deficiência visual (cartografia tátil) ou qualquer outro grupo com alguma especificidade tais como as populações quilombolas, ribeirinhas ou periféricas. Essas cartografias multissensorais e multiculturais precisam estar presentes nas universidades, nas escolas e acima de tudo, nas aulas de Geografia.

Coordenadora: Profa. Dra. Regina Araujo de Almeida

Pesquisadores: Antonio Luís Andrade de Carvalho, Prof. Dr. José Camilo Ramos de Souza (UEA); Profa. Dra. Carla Sena (UNESP), Profa. Cecília Oka (Laramara), Marcelo Machado Silva (LEMADI), Prof. Renato Gavazzi (Fundação Pró-índio do Acre), Waldirene R. Carmo (LEMADI), Prof. Wellington Fernandes (Quebrada Maps)

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GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA ESCOLAR  (Vinculado ao CNPq)

No Brasil, os estudos sobre ensino de Cartografia na escola iniciaram-se há algumas décadas, com trabalhos de pesquisadores isolados. A reunião desses trabalhos e a criação de um fórum de discussão ocorreram, em 1995, por meio do I Colóquio Cartografia para Crianças, que teve lugar em Rio Claro, coordenado por Regina Araújo Almeida e Rosângela Doin de Almeida. O livro de resumos do evento foi divulgado no 17º Congresso Cartographic Association (ICA) realizada em Barcelona. Desde então já foram realizados doze colóquios com cada vez mais pesquisadores nacionais e internacionais. Além disso, o grupo participa ativamente da Comissão de Cartography and Children da Associação Cartográfica Internacional, com representantes desde sua criação em 1995 e com presidente desde 2015. Foram publicados diversos livros e artigos em revistas científicas, além da participação de pesquisadores brasileiros em eventos internacionais.

Coordenadoras: Profa. Dra. Carla Sena (UNESP), Waldirene R. Carmo

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GEOGRAFIAS FREIRIANAS: A EDUCAÇÃO NA CIDADE

Grupo de Estudos sobre o livro A Educação na Cidade de Paulo Freire.

Coordenador: Prof. Dr. Eduardo Girotto

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