Eventos

Seminário: História da Disciplina Escolar Geografia

O lugar da Geografia Escolar na história da Geografia foi, por muito tempo, relegada a certo esquecimento sistemático e sintomático, expresso por aparecer como mero desdobramento das geografias universitárias e destituídas de autonomia, epistemologias próprias e capazes de produzir saberes novos.

A partir dos anos 1970, ainda que de maneira tímida, vieram à baila no Brasil estudos e investigações sobre a relação entre a Geografia Escolar e a formação de ideologias patrióticas, quiçá na esteira das leituras de Yves Lacoste e seu livro de capa azul.

O fato é que pesquisas vindas de outra áreas vinculadas à estudos sobre currículos, livros didáticos, culturas escolares e formação docente foram sendo incorporadas pela Geografia e os estudos de investigação e pesquisas foram se ampliando, para se constituírem como um campo importante e indispensável de reflexão historiográfica no âmbito da História da Geografia.

Um seminário sobre Geografias Escolares e suas possíveis abordagens historiográficas sobre temas, problemas e periodizações, parecem supor um diálogo com a história de outras disciplinas escolares, mas também com a geografia que forma professores/as, debate políticas curriculares e propõe abordagens teóricas e de método para o presente que vivenciamos.

O evento é parte do projeto de Pós-doutorado denominado Geografia Escolar no Século XIX: o Brasil nos livros didáticos de Abbade Gaultier traduzidos para o português e para o castelhano, desenvolvido no Departamento de Geografia – USP pela prof.ª Dr.ª Maria Adailza Martins de Albuquerque (UFPB) e supervisionado pelo prof. Dr. Manoel Fernandes da Sousa Neto, dessa casa.

As conferências e mesas redondas propostas objetivam reunir pesquisadore(a)s do campo e divulgar suas investigações sobre a temática, parte delas desenvolvidas no âmbito desse Departamento, assim como convidar colegas de outras instituições, como PUC – SP, UFMG, UFPB, UNIFESP, UFCG e UFABC, que possam contribuir com os debates que vem sendo desenvolvidos. Outro propósito é difundir as pesquisas sobre a História da Geografia no âmbito da Graduação, especialmente da formação de professores e da Pós-Graduação em Geografia, na Universidade de São Paulo.

A seguir apresentamos a programação do seminário:

            21 de maio de 2024

9h30 – 10h     Abertura dos trabalhos

                     Prof. Dr. Anselmo Alfredo (USP)

                     Prof. Dr. Eduardo Girotto (USP)

 

10h – 11h       Conferência de abertura: A consulta em arquivos da América Latina: uma experiência de pesquisa sobre a Geografia Escolar no século XIX

                     Profa. Dr.ª Maria Adailza Martins de Albuquerque (UFPB)

 

11h – 13h     Mesa Redonda 1: Periódicos como fontes para a Geografia Escolar     

                    Profa. Dr.ª Angelica Mara Dias (UEPB)

                    Profa. Dr.ª Maria Rita Castro Lopes (Pref. Municipal de São Paulo e ETEC Barueri)

 

13h – 14h30      Almoço e bate papo

 

14h30 – 16h30   Mesa Redonda 2: O que contam os livros didáticos sobre a História da Geografia Escolar

                  Prof. Dr. Daniel Mendes (UFABC)

                  Prof. Dr. Thiago Manhães (UNIFESP)

 

16h30 – 18h30  Mesa Redonda 3: A História da Geografia Escolar para a formação de professores

                 Prof. Dr. Eduardo Girotto (USP)

                 Prof. Dr. Eugênio Pereira Carvalho (UFCG)

 

                 Dia 22 de Maio

10h – 12h Mesa redonda 4: A construção da nação e a Geografia Escolar no Brasil 

                  Profa. Dr.ª Rogata Soares Del Gaudio (UFMG)

                  Prof. Dr. Manoel Fernandes de Sousa Neto (USP)

 

12h – 14h           Almoço e bate papo

 

14h – 16h        Mesa Redonda 5: A Cartografia e a Geografia Escolar: histórias que se entrelaçam

                      Waldirene Ribeiro do Carmo (USP)

                      Profa. Drª. Fernanda Padovesi Fonseca (USP)

 

16 – 17h          Conferência de encerramento: Histórias das Disciplinas Escolares no Brasil

                      Prof. Dr. Kazumi Munakata (PUC)

 

Colóquio de Cartografia Escolar 2024

A XIII edição do Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares será realizada na UNICENTRO em Guarapuava - PR, sob a organização do Grupo de Pesquisa e Extensão EducartGeo. Este ano, o evento terá como tema "A Cartografia Escolar no Desenvolvimento do Pensamento Geográfico: os desafios na pesquisa e no ensino".

O Colóquio ocorrerá no período de 07 a 10 de maio de 2024 e  reunirá pesquisadores, professores e estudantes de cursos de licenciatura e pós-graduação em Geografia, Cartografia e Pedagogia, além de profissionais da educação básica.

A programação é ampla e diversificada, com palestras, mesas-redondas, minicursos, grupos de trabalho e atividades de campo. As inscrições estão abertas e variam de acordo com a modalidade escolhida pelo participante. Para ouvintes, o prazo de inscrição se encerra em 15 de abril de 2024.

Informações: (42) 3629-8117,  xiiicoloquiocartografia@gmail.com

Faça sua inscrição pelo site: XIII Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares

 

 

USP-Escola

 

O Encontro USP-Escola destaca-se como o principal programa no Brasil dedicado à formação continuada de professores da Educação Básica.

Realizado durante o período de férias de julho, este evento oferece uma variedade de atividades gratuitas. Seu objetivo primordial é fomentar a formação contínua dos educadores, proporcionando cursos de atualização, palestras, debates e oficinas com enfoque em atividades multiculturais e interdisciplinares. Abrangendo todas as áreas do conhecimento, o encontro busca compartilhar experiências de sala de aula e estimular o desejo de transformação na escola pública.

Data: 15 a 19 de julho de 2024
Local: FFLCH - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo

Para mais informações, acesse o site do evento: Encontro USP-Escola

 

 

 

ENPEG 2024

O 16º Encontro Nacional de Professores de Geografia (ENPEG), com o tema "Por uma Educação Geográfica Poderosa", destina-se a docentes do ensino superior, estudantes de licenciatura em Geografia, Pedagogia e áreas correlatas, professores da Educação Básica, pesquisadores do ensino de Geografia e todos os interessados no assunto.

O encontro promoverá uma variedade de atividades, incluindo oficinas, trabalhos de campo, grupos de trabalho, apresentações orais e de pôsteres, conferências, mesas-redondas, lançamento de livros e fóruns. Agendado para acontecer de 03 a 07 de setembro de 2024, será sediado na Universidade de São Paulo, na Faculdade de Educação e no Departamento de Geografia/FFLCH.

Para mais informações, visite o site do evento: XVI ENPEG