Artigos sobre ensino dos professores associados ao LEMADI-DG:
Professor Dr. Eduardo Donizeti Girotto:
- A geografia da reorganização escolar: uma análise espacial a partir da cidade de São Paulo
- Atlas da Rede Estadual de Educação de São Paulo
- Formação docente e Educação Geográfica: entre a Escola e a Universidade
- A geografia do ensino integral em São Paulo
- Qual raciocínio? Qual geografia? Considerações sobre o raciocínio geográfico na Base Nacional Comum Curricular
- Entre a escola e a universidade: o produtivismo-aplicacionismo na formação de professores em geografia
- Reconhecer os professores e seus saberes: ação política na formação docente em Geografia
- Produzir a política a partir da escola: geografia da educação, docências e espacialidades escolares
- O perfil do professor de geografia no Brasil: Entre o profissionalismo e a precarização
- Ensino de Geografia e o raciocínio geográfico: entre confrontos e ressignificações
- A formação do professor de Geografia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Campus Francisco Beltrão: Algumas Reflexões
- Daquilo que não falamos na Geografia: repensando a formação inicial do professor de Geografia da educação básica
- Educação à distância e formação docente em geografia: um olhar a partir da geografia da educação
- A Geografia entre a escola e a universidade: diálogos e tensões
- A Geopolítica e o Ensino de Geografia: Propostas para a Retomada do Diálogo
- Princípios do ensinar-aprender geografia: apontamentos para a racionalidade do comum
- A geografia da e na escola: construindo novas agendas de pesquisas e de lutas
- Os desafios para estudantes e professores universitários do século XXI e a contribuição da educação emancipadora de Paulo Freire
Professora Dra. Paula Cristiane Juliasz:
-
Educação geográfica e pensamento espacial: conceitos e representações
-
Educação geográfica e o espaço urbano: um estudo do lugar por meio de sequência didática
-
Pensamento Espacial na Educação Infantil: A relação entre Geografia e Cartografia
-
A atividade de estudo na formação de professores de Geografia: a expressividade prático-teórica
-
A prática docente: a atividade como constructo do saber do professor de Geografia
-
Cartografia tátil e escola especial pública: a aplicação do estudo de mapas táteis
-
A formação de professores e a construção do sujeito social histórico
-
INTERAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA PÚBLICAS: A UTILIZAÇÃO DE MAPAS TÁTEIS POR UMA PROFESSORA EM AULAS
Professora Dra. Regina Araujo de Almeida:
- Cartografia tátil escolar: experiências com a construção de materiais didáticos e com a formação continuada de professores
- Cartografia tátil no ensino de Geografia: uma proposta metodológica de desenvolvimento e associação de recursos didáticos adaptados a pessoas com deficiência visual
- Cartographic Education for school teachers and children: current and future Challenges
- Técnicas inclusivas de ensino de geografias
- LEMADI-formação continuada do professor de geografia e apoio ao ensino fundamental e médio
- A geografia nas escolas das comunidades ribeirinhas do baixo Amazonas
- Cartografia tátil e formação de professores: produção de materiais didáticos para aprendizagem de representações geocartográficas
- Utilização do Google Earth no ensino de Geografia: proposta para o ensino público paulistano e análise de viabilidade
- A internet como recurso no ensino da cartografia: uma experiência com professores do ensino fundamental em escolas da cidade de São Paulo
- O turismo na escola: proposta de desenvolvimento de material didático para a introdução do ecoturismo no ensino de geografia
- A Cartografia Escolar na Educação Diferenciada: Experiências com a Formação de Professores
- OFICINAS DE CARTOGRAFIA TÁTIL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Professora Dra. Gloria da Anunciação Alves:
- A Proposta Curricular do Estado de São Paulo e a sala de aula como espaço de transformação social
- A extensao universitária na formação de professores e alunos para o ensino de geografia
- COVID-19 E A SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL A PARTIR DO ENSINO DE GEOGRAFIA
Professora Dra. Fernanda Padovesi Fonseca:
- A naturalização como obstáculo à inovação da cartografia escolar
- Modos de olhar os mapas artísticos: um exercício visual com estudantes de geografia
- O repertório imagético presente nos materiais didáticos do ensino fundamental e a construção de uma educação quilombola em Barra do Turvo/SP
- A importância do método na análise de imagens-mapas em materiais didáticos e a Lei 10.693/03
- A cartografia no ensino: os desafios do mapa da globalização