Estágio Supervisionado

Orientações aos alunos da disciplina Estágio Supervisionado em Ensino e Material Didático

Monitores: Beatriz Moreto de Campos, João Victor Pavesi de Oliveira, Maria Rita de Castro Lopes e Stephanie Ribeiro Moreira

Plantões: segunda a sexta-feira das 18h às 19h30

 

Documentos e Formulários
Programa Noturno
Programa Diurno
Termo de Compromisso
Carta de Apresentação 

Ficha de Estágio

Localização das Escolas Campo de Estágio
Lista de Escolas Campo de Estágio
Declaração para o trabalho
 
Textos
Declaração Mundial sobre Educação Para Todos
Vidas Desperdiçadas
Notas sobre o ensino de Geografia em Universidades dos Estados Unidos de Aroldo Azevedo
O livro didático: sua grande missão e suas condições mínimas de Aroldo Azevedo 
A implicação: um novo sedimento a se explorar na Geografia de Ricardo Baitz
Por uma teoria da pedagogia de C. Gauthier 
Considerações sobre a pertinência da analogia entreo juiz e o professor de C. Gauthier 
Uma breve história da formação do professor Geografia no Brasil de Genilton Rocha
A forma do currículo e a lógica do controle técnico de Michael Apple
O discurso Competente de Marilena Chauí
Os professores diante do saber de Maurice Tardif
Cultura Popular e Pedagogia Crítica de H. Giroux e R. Simon
A ordem do discurso de Michel Foucault
A Geografia, isso serve, em primeiro lugar, para fazer a Guerra de Yves Lacoste
Planejamento Celso Vasconcellos
O desenvolvimento dos conceitos científicos na infância de L. Vygotski
A auto-organização dos alunos de M. Pistrak
A cartografia no Ensino Fundamental e Médio de Maria E. R. Simielii
A construção do conhecimento geográfico de F. Lestegás
Concebir la geografía escolar desde una nueva perspectiva  de F. Lestegás
A Geografia e suas linguagens de Jaime Oliva e Fernanda Padovesi
Ei, professor de Frank McCourt
A Geografia no Ensino Básico de Shoko Kimura
Avaliação Desmistificadade de Charles Hadji
Proposições metodológicas para a construção de conceitos geográficos no ensino escolar de Lana de S. Cavalcanti
Notas sobre a experiência e o saber da experiência Jorge Larrosa
Professores Excelentes: como melhorar a aprendizagem dos estudantes na América Latina e no Caribe Banco Mundial
A eliminação adiada de Luiz Carlos de Freitas
A sociedade capitalista e a inclusão/exclusão de Saulo Carvalho e Lígia Martins
A administração escolar de Vitor Henrique Paro
A educação como exercício do poder de Vitor Henrique Paro
O neoliberalismo de David Harvey
A educação no movimento dos Sem-Terra de Neusa Dal Ri e Candido Giraldez
Educação Básica no Brasil na década de 1990: subordinação ativa e consentida à logica do mercado de Gaudêncio Frigotto e Maria Ciavata
Concepções e práticas da Escola Capitalista de Isabela Camini
Sociedade Fechada e inexperiência democrática de Paulo Freire
A Pedagogia do Oprimido de Pauo Freire
A construção do projeto de pesquisa de Suely Deslandes
Pesquisa: princípio científico e educativo de Pedro Demo
História da Educação Brasileira de Paulo Ghirardelli 
Pedagogia crítica como projeto de profecia exemplar: cultura e política no novo milênio de Henry Giroux
No se pude hacer nada. Se puede hacer todo de Daniel Parajuá
La Educación en los tiempos del hambre de Gonzalo Abella
O cotidiano e a história de Agnes Heller
O declínio do sentido público da educação  de José Sérgio Carvalho
Vigiar e Punir de Michel Foucault
A sociabilidade do homem simples de José de Souza Martins
O abstracionismo pedagógico de José Mário Pires Azanha
O ciclo de vida profissional dos professores de Michael Huberman
Professores, imagens do passado, presente de António Nóvoa 
Compreender o ensino na escola: modelos metodológicos de investigação educativa de A. I. Pérez Gomez
Como aprender e ensinar competências de Antoni Zabala e Laia Arnau
Uma pedagogia da possibilidade: reflexões sobre a política educativa de Paulo Freire
Conhecimento expropriado e reapropriado pela classe operária (Espanha 80) de Maurício Tragtenberg
La enseñanza superior Banco Mundial
Influências do Banco Mundial no projeto educacional Brasileiro de Helena Altman
Eliminação Adiada de Luiz Carlos de Freitas
Os projetos financiados pelo Banco Mundial para o Ensino Fundamental no Brasil de Irene Figueiredo
O livro didático, o mercado editorial e os sistemas de ensino apostilado de Tatiana Feitosa de Brito 
O Neoliberalismo de David Harvey
A escola itinerante na fronteira de uma nova escola de Isabela Camini
Geografia  e Práxis de Ruy Moreira