Apoio a Disciplinas

Com a implantação do Programa de Formação de Professores da Universidade de São Paulo quando começou a integração da licenciatura ao bacharelado com duas disciplinas oferecidas no Departamento de Geografia e a reorganização curricular da graduação com a introdução da prática como componente curricular nas disciplinas obrigatórias várias atividades acadêmicas e culturais passaram a ser desenvolvidas com o apoio do LEMADI.

O apoio ao Estágio Supervisionado inclui a supervisão dos estágios que são realizados pelos alunos, que começa com a elaboração do plano de estágio, sua realização, preferencialmente, na escola pública até a elaboração do relatório final. O LEMADI tem dado suporte também a realização da Jornada GEOENSINO, evento organizado pelos alunos da disciplina, sob a coordenação do professor responsável pela disciplina. Desde o segundo semestre de 2009 já foram realizadas onze edições da Jornada, onde foram promovidas mesas-redondas, oficinas e espaços de diálogos, abordando assuntos de real interesse sobre a Geografia e a sala de aula, com destaque para as diversas linguagens e o ensino de Geografia.

O suporte às atividades de PCC (Prática como Componente Curricular) desenvolvidas nas demais disciplinas oferecidas pelo DG também tem sido de responsabilidade do LEMADI. Este apoio inclui orientação para desenvolvimento das atividades práticas, consulta e empréstimo de livros e materiais didáticos do acervo.