XI Jornada de Geoensin

XI Jornada Geoensino

"Por que continuamos?

A sala de aula como espaço de resistência da Geografia"

Direcionado aos discentes de Licenciatura em Geografia e professores da Educação Básica e Ensino Superior, o evento tem como objetivo refletir sobre o Ensino de Geografia a partir da apresentação de experiências significativas de práticas de Sala de Aula. Trata-se também de um espaço de articulação da formação docente em Geografia na Universidade de São Paulo, buscando produzir processos contínuos de cooperação, reflexão e debates das ações desenvolvidas no Departamento de Geografia e na Faculdade de Educação.

Diante de tantos ataques que professores e alunos da educação básica vem sofrendo nos últimos anos que afetam as condições de trabalho, a autonomia e a criatividade nos diferentes lugares do país, uma questão nos parece central: por que continuamos? Por que insistimos, dia após dia, a fazer das diferentes salas de aula do país lugares de construção da geografia? Afinal, que geografia realizam, docentes e discentes, à revelia e como resistência a este projeto perverso de educação e sociedade? É com o intuito de problematizar estas e outras questões, dialogando com experiências reais de ensino de geografia na educação básica, que realizaremos, em 01 de julho de 2017, no Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo, a XI Jornada Geonsino.

Lista de trabalhos apresentados